Estudo revelou algo interessante: webradio, quando presente no mix de mídia, aumenta a eficácia geral de uma campanha publicitária. Os dados da pesquisa foram apresentados durante a RAIN Summit em Las Vegas, na semana passada, pelo CEO da TargetSpot, Eyal Goldwerger.

A pesquisa revelou que um anúncio tem taxa de resposta de 3,5 vezes maior quando se acrescenta uma webradio em uma campanha, e duas vezes ao se adicionar a webradio em uma campanha on-line.

Pesquisa da Kantar Ibope Media aponta que 45% dos ouvintes de rádio online utilizam celular ou smartphone, 49% usam notebook e 8% escutam o meio pelo tablet. Do total, 83% dos ouvintes preferem emissoras locais.

Outro estudo, realizado pela TG.net, mostra que a pluralidade de conteúdo agrada a diferentes gostos e pessoas. Os ouvintes que escutam rádio em busca de música correspondem a 78%. Já os que procuram informação, 41%. E os que gostam de conteúdos relacionados à emoção, 34%.

A pesquisa, realizada pela TargetSpot e pela Parks Associates, representa o primeiro estudo sobre a eficácia da propaganda de rádio na Internet . Internet Radio Advertising Impact foi anunciada durante a NAB Show Week, em Las Vegas.

Alguns pontos que merecem destaque:

– Os usuários que ouvem webradios são duas vezes mais suscetíveis a clicar em um anúncio on-line, quando comparado a um usuário normal de internet;
– A utilização de webradios em uma campanha publicitária pode aumentar o recall em até 2,3%;
– O recall de anúncios de rádio convencional (FM e AM) tem um aumento significativo na taxa de resposta (3,5%), quando combinado com o uso da webradio;
– Os consumidores estão mais propensos a interagir em um anúncio de webrádio porque já está no ambiente digital a um passo de um click, ou seja comprar imediatamente por impulso, do anunciante em questão.

Fonte: TargetSpot